EDUCAÇÃO - Alunos de Cananeia participam do projeto comunitário internacional Manifesto Oceano

A principal ação consiste em integrar a mocidade para explorar a sua conexão local com o mar

O encontro aconteceu no último dia 10 de novembro, no IO/USP (Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo) em Cananeia, onde as ações do projeto Manifesto Oceano foram voltadas a conscientização sobre o cuidado com o oceano, integrando jovens e profissionais ligados ao mar como pescadores, profissionais do setor turístico, comerciantes, indígenas, oceanógrafos e escolares locais.

As escolas de Cananéia participantes foram: EMEIEF Geraldo Belletti Britto, EMEF Deborah Silva Camargo e EMEF Alziro Bastos dos Santos no período da manhã, com cinquenta participantes de crianças de 8 a 10 anos e no período da tarde com a participação das Escolas Estaduais: Yolanda Araújo Silva Paiva e Dinorah Silva dos Santos, com 46 alunos, na faixa etária de 11 a 14 anos.

Numa integração entre Cananeia e outras comunidades costeiras do mundo (cidades da Espanha, Estados Unidos e Chile, sendo também convidada uma comunidade de Angola), os alunos passaram por atividades lúdicas, palestras, atividades práticas, entre outras.

Além disso, um concurso de desenhos e frases que mostrem as relações e preocupações com o mar, para integrar um calendário de 2024. As produções serão enviadas para os parceiros internacionais. São várias línguas que integram o calendário, sendo adicionado assim, o português.

“Fiquei muito feliz em poder atuar e participar diretamente desse projeto. Agradeço aos alunos que se dispuseram a participar e à professora Elisabete de Santis Braga, do IO/USP, por proporcionar às nossas escolas tão importante atividade. Além de todos os professores envolvidos, tanto da Rede Estadual como da Municipal, por acompanharem e orientarem os nossos alunos.”, comentou a supervisora de ensino do município Ivani Rosalina dos Santos Topal.

Resultados esperados

O IO/USP espera com esse projeto promover uma maior integração entre a Universidade e a comunidade de Cananéia onde a USP possui uma Base de Pesquisa, e a valorização dos profissionais que atuam neste ambiente. Além disso, incentivar ações educativas para a preservação do mar, tornar conhecida a cultura e as tradições por meio de ações de crianças e jovens no ambiente internacional em defesa dos oceanos e contribuir à defesa do meio marinho por meio de ações educativas utilizando ferramentas de comunicação oral, escrita e artística.