A Nossa Cidade

Cananéia – Primeiro Povoado do Brasil

Cananéia está situada no extremo sul do Litoral Paulista, no centro de um corredor biológico de 110 km que se estende desde a foz do Rio Ribeira em Iguape (SP) até a baia de Paranaguá (PR). Considerada um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica intocada na costa brasileira e um dos maiores berçários de vida marinha do planeta.

Tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e apontada pela revista americana “Condé Nast Traveler” como o melhor roteiro ecológico do mundo, a região lagunar-estuarina de Cananéia, conhecida como Lagamar, é uma fantástica coleção das águas de muitos rios, baias e lagoas com o mar e compreende, num só lugar, 4 ecossistemas: manguezais, dunas, restingas e a fantástica Mata Atlântica. Encontramos aqui inúmeros sítios arqueológicos, os sambaquis, datados entre seis e quatro mil anos, e ruínas do período colonial. Na diversidade desse ambiente você encontra o Parque Estadual da Ilha do Cardoso.

Conheça a fantástica História de Cananéia, o primeiro povoado do Brasil, suas lendas, fauna, flora, festas, culinária e, sobretudo, as melhores e mais saborosas ostras do mundo.

Cananéia, a Capital Gastronômica do Vale do Ribeira

Com sua culinária diversificada que atende desde a cozinha típica caiçara, passando pela colonial e chegando até as referências de pratos personalizados internacionais, Cananéia ganhou destaque por seu conceito gastronômico, sendo chamada de capital gastronômica do Vale do Ribeira. Como principal produto temos a ostra, uma iguaria de sabor peculiar que com o passar do tempo ganhou novos formatos de cultivo, para além do processo puramente extrativista, sendo, inclusive, exportada para várias regiões do país. A oferta de peixes e derivados de frutos do mar é vasta e facilmente encontrada em restaurantes e similares da cidade. Outro produto de grande destaque para a gastronomia local é a cataia, uma planta endêmica da região com várias propriedades de uso, mas que caiu no gosto popular em sua forma curtida em cachaça, sendo conhecida como Whisky caiçara.

Venha para Cananéia e descubra porque há tantos apaixonados por esta simpática e hospitaleira cidade!