ACESSIBILIDADE

Conselho Municipal de Turismo

Conselho Municipal de Turismo

COMTUR

O Conselho Municipal de Turismo de Cananéia (COMTUR) se constitui em órgão local que unifica esforços entre o Poder Público e a Sociedade Civil para fortalecimento da participação democrática na formulação e controle das políticas públicas do setor. Atua como espaço plural de discussão para o desenvolvimento de propostas pertinentes e condizentes com a realidade do local. Possui caráter consultivo e deliberativo tendo como principais funções discutir, promover e formular propostas de ação para o desenvolvimento adequado do turismo no município.

O COMTUR tem como finalidade:

  • Coordenar, incentivar, promover e executar ações pertinentes ao desenvolvimento do turismo dentro do município;
  • Estudar e propor à Administração Municipal medidas de difusão e amparo ao turismo, em colaboração com Órgãos e Entidades Oficiais;
  • Sugerir e orientar à Administração Municipal ações relacionadas à criação e preservação dos pontos turísticos do município;
  • Promover junto às entidades de classe campanhas no sentido de se incrementar o turismo no município;
  • Agregar o maior número de Entidades de cada segmento para trabalharem em conjunto na divulgação e promoção do turismo no município;
  • Captar recursos para os programas, projetos e ações para as atividades turísticas;
  • Desenvolver ações e campanhas de conscientização turística para a população em geral.

 

Composição:

Representantes do Setor Privado

Domingo Soto

Domingo Soto – Presidente do Comtur 

Representante dos artesãos de Cananéia e atual presidente do COMTUR, atua há 25 anos na área do artesanato e lembrancinhas desta cidade, além disso é formado em regionalização do turismo pela Federal de Santa Catarina, membro ativo deste Conselho durante vários anos, como membro e como presidente em outra ocasião, já esteve como diretor de Turismo no município e como presidente do polo ecoturístico do lagamar. Representa os artesãos desta cidade com o intuito de poder divulgar a cultura e a nossa arte, já que é uma parte importante da linha de frente do turismo, fazendo o contato direto com o turista que leva uma lembrança da nossa região, e que para muitos desses profissionais é a única fonte de renda, por isso seu esforço em fazer parte do COMTUR para alavancar o turismo.

Amanda Yoshinaga

Amanda Y. E. Doria - Representante do setor Hoteleiro 

Foi proprietária do Restaurante Beira Mar e há mais de 40 anos sua família atua na área de turismo com hospedagem em Cananéia, lugar onde cresceu e hoje cria seus filhos. Sempre buscou lutar pelos interesses sociais, políticos e ambientais da cidade que tanto ama, com ética acima de tudo.

Foto Edison Rodrigues

Edison Rodrigues – Representante do Parque Estadual da Ilha do Cardoso 

Representante do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, é Biólogo e atual gestor da Unidade de conservação, Funcionário da Fundação Florestal Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Kira Gordon

Kira Gordon - Representante das Agências de turismo

Publicitária, sócia-proprietária da Revista Cananeia em Foco, Portal Turístico Belezas do Vale e Belezas do Vale Passeios.  Há mais de 8 anos atuando no fomento e divulgação do Turismo organizado e sustentável em Cananeia e região.

“Nosso amor por Cananeia é gigantesco, eu e meu marido visitamos há mais de 30 anos e moramos há mais de 8 anos. Nosso intuito sempre foi o de fomentar, divulgar e melhorar o turismo em nossa amada cidade e em todo o Vale do Ribeira, através dos nossos veículos de comunicação e passeios off road”.

Mariana Aude

Mariana Aude – Representante do Turismo Náutico 

Trabalha há muitos anos no setor, possibilitando acompanhar todo trajeto e crescimento do turismo náutico na nossa cidade.

Há 4 anos formalizada, trabalha junto há uma agência de turismo, fazendo passeios náuticos em nossa região. Nesse tempo tem participado e ajudado na divulgação do ramo e de toda a cidade.

Rafael Xavier

Rafael Xavier - Representante dos Monitores Ambientais 

Caiçara, Monitor Ambiental, auxiliar de campo em projetos de pesquisas, trabalha há mais de 20 anos em Cananéia e Região do Lagamar. Participa do COMTUR desde sua fundação, foi representante dos Monitores Ambientais, Agências e Operadoras e atualmente representa novamente os Monitores Ambientais, hoje na cadeira de vice-presidente do conselho. Como Monitor Ambiental sempre participou de reuniões e encontros dos Monitores Ambientais do Vale do Ribeira para troca de experiências e também para debater sobre melhorias para a classe em nossa região e no desenvolvimento e avaliação dos atrativos turísticos.

Como representante do COMTUR junto com os outros conselheiros, participa das decisões para desenvolvimento dos equipamentos e atrativos turísticos de Cananéia, na divulgação do município em feiras, eventos e no que mais for necessário para o desenvolvimento turístico da região.

O Monitor Ambiental é um dos personagens chave na cadeia turística local, pois é quem vai passar a maior parte do tempo com o visitante, fazendo a ligação entre os visitantes, atrativos turísticos e a cultura local.

Rafael Barakat

Raphael Barakat - Representante dos Restaurantes e similares 

Está em Cananéia há 10 anos, possui dois restaurantes na cidade e tem como objetivo, através da culinária local, apresentar a Cidade não só para o Estado de SP, como para todas as regiões do país. Sempre busca trabalhar pela divulgação da cidade, tendo em vista que a culinária é um chamariz para a atratividade e visitação dos turistas. A cidade é rica na culinária e deve ser cada vez mais explorada. Com isso, tem sempre como o principal objetivo apresentar a Cidade de Cananéia e a colocar como um dos principais pontos turísticos do Estado de São Paulo.

 

Representantes do Setor Público

Evelise Moaes - Diretora turismo

Evelise Teixeira Moaes – Representante do Departamento Municipal de Turismo e Lazer 

Turismóloga, Especialista em antropologia cultural, Professora de ensino médio e técnico, Mestranda no programa de pós graduação em Turismo da USP, é a atual diretora do departamento municipal de turismo e lazer do município. Dedica a carreira profissional e vida acadêmica à área do turismo há mais de 15 anos, tendo atuado nos setores de hotelaria, eventos, agências de viagem e formação profissional técnica em turismo receptivo. Acredita que Cananéia é uma das cidades mais queridas do Estado por seu poder de encantar quem a visita com suas belezas naturais e culturais, por isso busca por meio do seu trabalho contribuir para elevar o nome de Cananéia ao patamar de destinos turísticos de grande referência no país.

Henrique Mathais

Henrique Fernandes Mathais – Representante do Departamento de Obras, Serviços e Conservação de Estradas 

Engenheiro Civil, atua na área há 8 anos, tendo como principais atividades a participação e elaboração de projetos de engenharia, orçamentação, acompanhamento e fiscalização de obras, e estando à frente na direção da construção de conjuntos habitacionais na baixada santista;

Atualmente, atua como assessor técnico no Departamento Municipal de Obras, utilizando seu conhecimento em construção civil para contribuir com o departamento como um todo, assim como na elaboração de projetos, junto ao setor de engenharia para o desenvolvimento do município.

Sendo filho da terra, tendo-a como residência na maior parte de sua vida e, principalmente, por acreditar no real potencial histórico, cultural e em belezas naturais deste município, espera contribuir, através de seu trabalho, também com o desenvolvimento turístico local.

Juliana Gato

Juliana Rodrigues Gato – Representante do Departamento Municipal de Meio Ambiente

Julio Cesar Marques

Júlio César Marques – Representante do Departamento Municipal de Esportes 

Formado em Educação Física Licenciatura e bacharelado já atuou como professor de Ensino Fundamental, médio e gerenciou uma rede de Academia. Pós graduado em Psicopedagogia, concursado há 10 anos na Prefeitura Municipal de Cananéia lotado no Departamento de Esportes, onde atuou por 04 anos como Coordenador do departamento e 02 anos como Diretor, dedica a vida em razão do esporte do Município há mais de 15 anos e atualmente está, novamente, representando junto ao executivo da prefeitura a Pasta do Esporte do Município.

Oséias Martinwisk

Oséias Martinowski – Representante do Departamento Municipal de Cultura 

Músico e produtor de eventos, há mais de 10 anos, com formação em música (Guitarra e Violão) pelo Conservatório de Música Popular Brasileira em Curitiba (CMPB), realizando diversos trabalhos como músico freelancer e tocando em diversas bandas e grupos. Possui experiência com trabalhos em produções de shows no cenário hardcore nacional e internacional com diversas bandas como CPM22, Strike, For Fun,, Les than Jake, Glória, NX zero, Rancore, Ratos de Porão, Angra, entre outras. Presente na Gestão da cultura do município em 2016 e participante de diversos conselhos desde então, e sempre aplicado ao ensino musical em Cananéia, realizando através de aulas particulares e projetos de oficinas de violão, a socialização, a democratização do saber musical e as vivências com a arte e a cultura.

_________________________________________________________________

Reunião extraordinária

Objetos DADETUR 2021
Data: 29 de setembro de 2021

https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_34_3_1_01102021110805.pdf

https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_34_2_2_01102021110805.pdf

https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_34_1_3_01102021110805.pdf

https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_34_0_4_01102021110805.pdf

________________________________________________________________

Lei N.2205/2013 Dispõe sobre a Reformulação do Conselho Municipal de Turismo de Cananéia (COMTUR), e adota providências correlatas.

Documentos Reunião Extraordinário 01.09.2020 - ATA COMTUR - 01.09.20

Documentos Reunião Extraordinário 01.10.2019 - Ata reunião ext. 01.10 1 Ata reunião ext. 01.10 2 Ata reunião ext. 01.10 3 Lista de presença 01.10

Reunião extraordinária COMTUR 22.02.2018: Ata reunião COMTUR

2017

Decreto 932/2017  Designa membros para compor o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR.

2014

2011

Atas e convites das reuniões de 2011: