NOTA OFICIAL - Manifestação / Reivindicações

Cananéia, 04 de abril de 2024.

Nos dirigimos ao público em um momento desafiador para nosso município, marcado pelo manifestação na data de hoje às 16h00, com indicativo de greve para amanhã (05/04) pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Vale do Ribeira. Compreendemos a legítima reivindicação dos nossos servidores por reajustes salariais alinhados à inflação, mas é fundamental compartilhar o contexto que limita nossa capacidade de atender imediatamente a esta demanda.

Herdeira de uma severa crise financeira, a administração municipal lida com dívidas que ultrapassam os R$29.000.000,00 (vinte e nove milhões de reais). A situação é agravada pelo fato de estarmos acima do limite prudencial de despesas com pessoal, conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal. Este quadro não nos permite, no momento, executar o reajuste salarial desejado.

No entanto, estamos ativamente buscando alternativas para aliviar o impacto desta realidade nos nossos colaboradores. Entre as medidas adotadas, destacam-se a majoração do auxílio alimentação e ações específicas para garantir que nenhum servidor receba menos que o salário mínimo vigente. Estas iniciativas são parte dos esforços contínuos para melhorar as condições de trabalho e vida dos nossos servidores.

Pedimos a compreensão e paciência de todos neste período de ajustes. Reafirmamos o compromisso de que quaisquer reajustes futuros serão aplicados de forma retroativa, garantindo os direitos de nossos funcionários.

É inevitável que, em períodos como este, o assunto se torne terreno fértil para politização. No entanto, enfatizamos que nosso foco está em superar os desafios financeiros com responsabilidade e transparência, visando sempre o bem-estar da comunidade de Cananéia e de seus servidores.

A gestão atual da Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia tem como missão administrar com prudência, buscando o equilíbrio entre necessidades imediatas e responsabilidades fiscais a longo prazo, sempre sob os princípios da administração pública.

Concluímos com um convite ao diálogo construtivo e à colaboração mútua, elementos-chave para superarmos os desafios atuais e alcançarmos juntos um futuro mais próspero e justo para Cananéia e seu povo.

Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia