Quilombo do Mandira

A comunidade Quilombola do Mandira, está localizada dentro da Reserva extrativista do Mandira, situada no km 11 da estrada Itapitangui/Ariri, em Cananéia. No local vivem famílias de remanescentes quilombola que sobrevivem do manejo de ostras, cultivadas sob técnica artesanal em viveiros no Manguezal.

A comunidade também se apoia no turismo de base comunitária para desenvolvimento de suas atividades, no local há restaurantes, piscina com água que vem direto da cachoeira, espaço cultural e comercialização de artesanato feito a partir de elementos naturais como cipó e sementes.

No Quilombo, o grande destaque é a gastronomia, sendo a ostra, o principal produto gastronômico. Dentre os principais atrativos do local se destacam os viveiros de engorda da ostra, a Cachoeira do Mandira, a Casa de Pedra (uma ruína do século XIX que remete ao ciclo do arroz na região), Igreja de Santo Antônio (local onde se realiza a tradição da reza do terço cantado, oração tradicional quilombola) e o Sítio arqueológico (Sambaqui). O quilombo do Mandira também celebra eventos durante o ano, sendo o principal deles a Festa de Santo Antônio, padroeiro da comunidade.

Foto Casa de Pedra: Viaje Comigo