Cananéia elege novos conselheiros tutelares

No último domingo (06), Cananéia elegeu os novos conselheiros tutelares para o quadriênio 2020 a 2023. Com a realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e a fiscalização do Ministério Público, foram eleitos 5 titulares e 10 suplentes para o conselho do município. A votação contou com 4.649 votos, sendo 09 nulos.

O Conselho Tutelar é um órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos na Lei Federal 8.069/90, do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Entre as atribuições dos Conselheiros Tutelares, atender denúncias feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades, cidadãos e órgãos públicos. Além disso, também escuta, orienta, aconselha, encaminha e acompanha os casos aplicando medidas de proteção pertinentes a cada situação para crianças e adolescentes. O Conselho também faz requisições de serviços públicos necessários à efetivação do atendimento adequado.

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, é o responsável por nomear e dar posse aos membros dos Conselhos Tutelares acompanhando administrativamente as atividades dos membros. Visando a garantia do cumprimento de sua função institucional, sempre que necessário, o CMDCA encaminha os casos para a Comissão de sindicância apurar eventual falta cometida por conselheiro tutelar no exercício de suas funções.

O prefeito municipal Gabriel Rosa agradeceu a todos que conduziram o processo de votação para Conselheiro Tutelar no município. - “Parabenizo aos que se colocaram à disposição para concorrer às eleições em especial aos vencedores que foram eleitos, espero que todos estejam comprometidos e possam desenvolver um bom trabalho em proteção às nossas crianças e adolescentes”, concluiu o prefeito.

Confira a lista dos candidatos eleitos:

• Elisete Pires Garcia
  • Rosa Maria Grub