Lançamento do Plano Regional de Turismo Lagamar

Foi lançado na última quinta-feira (17), o documento mais importante para o desenvolvimento estratégico e integrado da nossa região turística, o Plano Regional de Turismo Lagamar.
O trabalho que culminou nessa ferramenta de auxílio para a gestão regional de turismo, é uma construção coletiva, iniciada no ano de 2017, e que passou por diversos olhares, de atores envolvidos direta e indiretamente no turismo da RT (Região Turística) Lagamar, até chegar neste produto final.
O Plano agrega informações integradas dos municípios que compõe a RT Lagamar (Cananéia, Iguape, Ilha Comprida, Pariquera-açu e Pedro de Toledo) e tem como principal objetivo o fortalecimento da nossa região turística, por meio de estratégias conjuntas que impulsionem o desenvolvimento sustentável do turismo.

A cerimônia de lançamento do Plano, aconteceu na cidade de Iguape e contou com as ilustres presenças das autoridades na composição da mesa diretiva: Wilson Lima prefeito de Iguape, Geraldino Júnior prefeito de Ilha Comprida, Eliazar Muniz prefeito de Pedro de Toledo e representando os prefeitos Robson Leonel de Cananéia e Wagner Costa de Pariquera-açu, que por motivos de força maior não puderam estar presentes, a Diretora de Turismo e Lazer de Cananéia, Evelise Moaes e o vice prefeito de Pariquera-açu, Fábio Carravieri. Também compuseram a mesa o presidente do Codivar e prefeito de Itariri, Dinamérico Peroni, a Deputada Estadual, Damaris Moura, o representante do Programa Vale do Futuro do Governo do Estado de São Paulo, Ezigomar Pessoa, a gerente do Senac - Registro, Renata Barbosa e a interlocutora da RT Lagamar, Christine Hudson. O cerimonial do evento foi executado pela equipe da APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo).

No lançamento, foram apresentados vídeos promocionais e uma breve explanação da construção do plano pelo docente do curso de Turismo pelo Senac, Denys Amaral, que esteve na composição do documento desde o início da elaboração. Denys destacou os principais tópicos do instrumento, elencando os dados de maior representatividade para a RT Lagamar, sendo 175 atrativos turísticos, cerca de onze mil leitos distribuídos em mais de 300 estabelecimentos de hospedagem, variada oferta gastronômica e cultural, além da exuberante natureza preservada que nos torna referência em turismo de natureza no país. Esses e outros aspectos, tornam a região um expoente para se consolidar como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
O plano é uma ferramenta norteadora que indica os caminhos para uma gestão de desenvolvimento turístico integrado, através de 9 diretrizes políticas e operacionais, em prol do fortalecimento dos destinos envolvidos e da visibilidade do Vale do Ribeira no cenário competitivo do turismo nacional e internacional.

O desenvolvimento do Plano foi um trabalho integrado entre gestores dos municípios que compõem a RT Lagamar e contou com a organização do Senac junto ao Codivar em parceria com Sebrae, Dá Gosto Ser do Ribeira, Fundação Getúlio Vargas e apoio do Governo do Estado, dentro do Programa Vale do Futuro, Plano de Desenvolvimento Regional.

O evento foi prestigiado por demais autoridades dos municípios envolvidos, representantes dos COMTUR’s da região, agentes do trade turístico da RT Lagamar, além de representantes de instituições de grande importância para o fortalecimento do programa de regionalização e munícipes da nossa região turística.

O plano pode ser acessado através do link