ACESSIBILIDADE

Estação Quarentenária de Cananéia inaugura duas unidades para quarentena de suinos importados

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou nesta quinta-feira (04), a entrega de duas novas unidades de quarentena de suínos, na Estação Quarentenária, em Cananéia (SP).

A cerimônia contou com a presença do secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, do Prefeito Municipal, Robson da Silva Leonel, do vice-prefeito, Luiz Cordeiro, do Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Genética de Suínos (ABEGS), Alexandre Furtado Rosa, do Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, da Superintendente de Agricultura de São Paulo, Andréa Moura, e demais autoridades locais e estaduais.

A ampliação foi viabilizada por meio de uma parceria público-privada. O acordo de cooperação técnica que permitiu as obras foi celebrado em 2020, com o objetivo de manter a suinocultura brasileira geneticamente atualizada e, ao mesmo tempo, preservar o alto status sanitário do rebanho nacional. Os investimentos na faixa de R$ 10 milhões foram realizados pela ABEGS (Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos) e ABCS (Associação Brasileira de Criadores de Suínos). Além da expansão, o aporte permitiu executar obras de melhoria da estação de tratamento de efluentes, da rede de abastecimento de água e do processo de compostagem e destinação de carcaça.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, agradeceu a disposição do setor privado na conclusão da obra e destacou o importante papel da suinocultura na segurança alimentar da população brasileira, na geração de empregos e na geração de divisas para o país. “Todo o desenvolvimento e o crescimento da suinocultura brasileira acaba passando por aqui. Estamos falando da garantia de poder continuar avançando na questão da genética com a proteção necessária para a sanidade”, disse o secretário.

O Prefeito Robson Leonel, parabenizou o Mapa e as Associações pelos investimentos aplicados na construção das novas unidades de suínos. Destacou o papel da suinocultura nacional e internacional, e se mostrou orgulhoso pelo destaque do município nesse contexto econômico e social. “Somos o primeiro povoado do Brasil, onde as grandes navegações adentraram o país para abrir novos horizontes, e hoje, ligamos o passado outrora ao futuro promissor. Parabéns a todos envolvidos por essa conquista”, finalizou.